quinta-feira, 10 de agosto de 2017

TAIKO - O FAMOSO TAMBOR JAPONÊS


 



  O Taiko é um instrumento musical de percussão, da qual sua superfície é feita com couro animal. Ele pode ser tocado de duas formas. Com a mão ou com a utilização de uma baqueta, mas sempre exigindo do músico uma excelente aptidão rítmica e grande preparamento físico do para manter batidas uniformes e atingir uma boa sonoridade.
Arqueólogos já acharam bonecos ´´haniwa´´ do século V confeccionados em terracota que portavam na barriga um tambor. Pintura datadas do século XII já representavam o chodaikô, do modelo gongo e o tandôdaiko, que apresenta seu corpo mais achatado. Todos os documentos revelam que o taiko está presente na história musical nipônica há aproximadamente 1.500 anos. O taiko é usado normalmente em festejos xintoístas, mas eventos budistas do mesmo modo utilizam o taiko.
O Chodôdaiko é o modelo de taiko mais usado em espetáculos no Brasil. Esses taikos são fabricados com tronco de madeira escavada. Normalmente seu diâmetro pode medir de 45 a 60cm, mas podem alcançar a 1,50m. Por causa da carência gradativa de madeiras nobres, os preços de um taiko ficaram exorbitantes. Para se ter uma ideia, o preço de um grande Chodôdaiko pode valer tal qual um Rolls Royce, e mesmo se for um taiko pequeno pode custar a quantia de um carro popular.

  


  Nos tempos atuais os corpos do taiko são fabricados com uma resina de uretano, cujo custo é bem menor. O maior dos taikos é o Okedaiko, que usa couro bovina, possui o formato de tonel e é firmado com barbante. Ele pode dispor de mais de 3m de diâmetro e pesar mais de 1 tonelada.
O Okedaiko pode ser tocado por até dez pessoas, manipulando-se de baquetas.





   A UTILIZAÇÃO DO TAIKO EM BATALHAS


  Na época do Japão feudal, os taikos eram constantemente usados com o objetivo de motivar os exércitos, para assim marcar o passo durante a marcha e também transmitir comandos e avisos militares. No momento da aproximação ou entrada no campo de batalha o taiko yaku (tocados de tambor) tinha a função de definir o passo da marcha, habitualmente com seis passos por percussão do tambor (batida-2-3-4-5-6, batida-2-3-4-5-6).


  Pintura da batalha de Sekigahara ocorrida em 15 de setembro de 1600.
  




Segundo um dos relatos históricos (o Gunji Yoshu)  nove agrupamentos de cinco batidas  ajudavam a mover um batalhão ao combate, ao mesmo tempo que nove agrupamentos de três batidas rápidas três ou quatro vezes e seguidas de brados que diziam: ´´Ei! Ei! O! Ei! Ei! O!´´ que significava o sinal para as tropas atacar e acossar o exército rival.
 Na língua japonesa a palavra taiko quer dizer tambor. Ele é um instrumento musical que profere sentimentos de júbilo, fúria, melancolia, deleite, oferecendo assim a impressão de transporta as nossas mentes até os ancestrais.
O taiko tem sua origem no período Jomon e Yayoi a há dois mil anos e serviam de instrumento de comunicação entre as pessoas que se localizavam em lugares opostos. Ele também era usado em solenidades religiosas e públicas, um precioso mecanismo de comunicação com alma dos ancestrais e com as divindades.
 A utilização bélica do taiko nas batalhas, o ´´judaikô´´ tinha o objetivo de entusiasmar os soldados, erguendo a moral deles, marcando o compasso das marchas. Isso era muito importante par arruinar a coragem dos soldados inimigos dando a eles a impressão de que seus agressores eram em grande número devido ao barulho que faziam a noite inteira não permitindo nenhum deles poder dormir por vários dias.
Até hoje ainda encontram-se lugarejos no Japão em que as horas são apresentadas pelo taiko, preservando assim a tradição milenar em vez de de apresentar as horas com o uso de sirene ou sino.
 O taiko é uma cultura que tem a finalidade de conservar a tradição, seus princípios artísticos e filosóficos.
A cultura do taiko é chamada também de alma do taiko cujo propósito consiste-se na afirmação de nosso vigor e de nosso brado com os colegas produzindo -se reciprocamente para uma melhor convivência em sociedade.
  Desta maneira, os praticantes de taiko tem sua atitude educacional, grupal e ética como elementos essenciais para ser amigo e ajudar os companheiros com mutualidade. 
  O taiko vem passando por muitas transformações depois do término da Segunda Guerra Mundial, exatamente em 1951, por intervenção do professor Daihati Oguti que iniciou o traço grupal ao taiko concedendo um sistema diversificado, viabilizando a sua execução em concertos, modernizando a área da música.
O som da taiko produz uma agitação que espalha o sentimento de entusiasmo aos seus praticantes e ao público, fazendo com que as pessoas sintam-se bem, sendo animadas.
    
Os especialistas do taiko tem por obrigação ter como regra a máxima:
   - desenvolver um corpo vigoroso, sadio, a coragem, a determinação e o espírito inabalável;

   - implantar o sentimento que preza o respeito ao próximo e a filosofia de humildade e eficácia;
   - adquirir o respeito aos mais velhos, cooperação mútua, amizade, responsabilidade, união e cultivar o caráter e a dignidade;
   - aprender a arte milenar japonesa do taiko e herdar o valor deste folclore, cultivá-lo, preservá-lo e propagá-lo.
   Os praticantes do taiko precisam sempre se entregar de corpo e alma ao tocarem o instrumento, não só bater nele simplesmente para gerar barulho, qualquer pessoa pode fazer isso, não é necessário estudar e nem sequer ser disciplinado, mas terá de atingir a alma da plateia que capta a música. Taiko é uma forma de manifestação artística, treina-se música e preparação física, propiciando a satisfação, a calma e a felicidade com atenção.
  

  Seguem abaixo três vídeos de apresentações de taiko:


  
  Apresentação do grupo Kodo.




  

   
Okinawa Festival 2016 Requios Gueinou Doutokai, Ryukyu Koku Matsuri Daiko - Clube Manchester - Vila Carrão - São Paulo.

    
   



   







                         

Um comentário:

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